segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESTA MULHER TAMBÉM É PODEROSA !

Nasceu no Espírito Santo no Vale do Rio Doce .
Aos 07 anos de idade foi trabalhar em Belo Horizonte como doméstica.
Aos 14 anos casou-se com um homem 29 anos mais velho que já tinha 08 lindos filhos.
Criou todos e todas como seus filhos.
Tod@s a chamam de mãe. 
Além destes, teve mais quatro filh@s .
Lutou muito na vida.
Sofreu muito com o companheiro.
Manteve firme !
Dura em suas definições, meiga em seu olhar.
Dura em suas posições, terna ao falar .
Com ela eu aprendi a ser forte.
A lutar pelo que eu acredito.
A lutar contra todas as formas de violência,
Afirmar  minha  identidade de mulher negra .
Estar , permanecer e encorajar a outras mulheres a estar também .
A não se abater, desanimar  com as desgraças apresentadas apenas ao nosso povo.
Desconstruir esta imagem de horror, padronizada, estereotipada ao povo da minha cor .
Esta mulher guerreira me fez mulher guerreira.
Me ensinou a ser mãe sem deixar de ser mulher.
Minha mãe.
Dorvalina de Jesus.
Seu sobrenome? De Jesus.
Com muito orgulho do pai que veio do avô que trabalhou como escravo, que lutou para que eu estivesse aqui onde estou agora.

Mônica  Aguiar

2 comentários:

Marisa disse...

E que grande mulher... transmita a sua mãe a minha admiração... e diga que ela é um exemplo pra muitas mulheres e que sem duvida nos encorajosa a defender nossas posições, a lutar pelo respeito á mulher que vem se perdendo com o tempo.... ela nos encoraja a erguer a cabeça e batalhar nesta vida com muita dignidade!!!!!!
ABç a vc e sua mamy.......

Monica disse...

Obrigada pelo comentário.
Obrigado pela alto estima.
Somente asim venceremos este mal existe no Brasil chamado racismo.

MAIS LIDAS