sábado, 20 de agosto de 2011

Angola em décimo lugar com maior participação de mulheres nos órgãos de decisão


Luanda – Angola constitui o décimo país do mundo com maior participação de mulheres nos órgãos de decisão, o que estabelece uma importante conquista, fruto do empenho, determinação e espírito de abnegação da mulher na defesa dos seus direitos.
 A afirmação é do primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço, quando procedia hoje, em Luanda, à abertura do workshop subordinado ao tema “A participação da mulher angolana nos órgãos de tomada de decisão: Como preservar as conquistas alcançadas”.
 Segundo o primeiro vice-presidente do Parlamento, a mulher angolana tem se revelado uma defensora intransigente na conquista dos seus anseios, na construção de uma sociedade digna de respeito pelo ser humano, independentemente do género, raça ou origem social.
Para si, a participação da mulher angolana nos órgãos de tomada de decisão é hoje uma realidade indesmentível.
Assim sendo, referiu, a igualdade da participação das mulheres nos órgãos de decisão tornou-se uma questão de justiça social e um imperativo do desenvolvimento sustentável, constituindo um desafio dos objectivos de desenvolvimento do milénio, definido em 2000 pelas Nações Unidas.
Como exemplo, citou, existem em África mulheres Chefe de Estado e Prémio Nobel, o que constitui uma conquista já alcançada que importa preservar.
O encontro, em que participam deputadas, mulheres que ocupam cargos no executivo e da sociedade civil, é uma organização do grupo de mulheres parlamentares e enquadra-se nas festividades do 31 de Julho, dia da mulher africana.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS