sexta-feira, 1 de julho de 2011

União Africana - Lula é ovacinado de pé em reunião por dirigentes


Malabo (Dos enviados especiais) – O vice-presidente da República de Angola,
Angop
 Foto em familia dos Chefes de Estado e Governos na XVII Sessão da Conferência da União Africana
Foto em familia dos Chefes de Estado e Governos na XVII Sessão da Conferência da União Africana
Fernando da Piedade Dias dos Santos, posou hoje para a “fotografia em família” com os Chefes de Estado e Governos que participam na XVII Sessão da Conferência da União Africana em Malabo, Guiné Equatorial.
A sessão fotográfica tradicional realizou-se num dos corredores do Palácio de Conferências de Sipopo, Malabo II, após a cerimónia de abertura da cimeira de cúpula da União Africana realizada hoje.
Na abertura da cimeira discursaram o presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, a vice-secretária das Nações Unidas, Asha-Rose Migiro, e o secretário-geral-adjunto da Liga Árabe, Ahmed Bem Helt.
As suas intervenções tiveram como tónica comum os problemas em África com destaque para a guerra na Líbia e a questão da Côte d'Ivoire.
Asha–Rose Migiro realçou ser necessária a consolidação da democracia por estar provado que os estados com este tipo de regime registam menos convulsões sociais que descambam em conflitos armados.
O Ex. presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que também discursou na qualidade de convidado, compactou o seu discurso na necessidade da redução da pobreza no mundo.
Defendeu uma melhor distribuição de riqueza entre os povos, nem que seja apenas para que não falte as três refeições básicas a cada pessoa no mundo.
Como exemplo de má distribuição de riqueza, sublinhou que uma pessoa com um milhão de dólares, regra geral, preocupa-se em aplicar este dinheiro e viver toda vida a base de lucros, ao passo que uma mulher pobre, com apenas dez dólares, luta para transformá-los em comida.
No final do discurso, o mais aplaudido, a plateia ficou em pé para ovacionar Luiz Inácio Lula da Silva.
Por sua vez, o presidente em exercício da União Africana, Obiang Nguema Mbasogo, considerou ser a Cimeira da União Africana uma oportunidade propícia para se encontrar soluções que envolvem o continente.
Criticou o uso da força pela comunidade internacional para tentar resolver os problemas em certos países de África sem se consultar as suas instituições regionais.
Como consequência destas políticas de imposição, as alegadas intervenções armadas por razões humanitárias estão a causar um flagelo massivo à humanidade em várias partes do mundo – sustentou o também presidente da Guiné Equatorial.
Antes da cerimónia de Abertura, o vice-presidente de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, plantou na zona verde do Palácio de Conferência de Sipopo, uma árvore local designada Seibo. Nos limites do seu canteiro foi colocada uma placa de pedra ornamental com o nome de Angola e do presidente José Eduardo dos Santos, tal como foi feito para os outros estados da União Africana.
A árvore faz parte de um conjunto de outras 53 que simbolizam os estados da União Africana, ainda sem o Sudão do Sul, o país mais novo de África e do Mundo.
Outros Chefes de Estado e governos plantaram em simultâneo este tipo de árvore que tem um valor histórico para o povo equato-guinense, como símbolo da malícia dos colonizadores que na altura da expansão e domínio condicionaram a independência deste país à maturação de uma destas árvores plantadas naquela época como tratado de paz.
O vice-presidente assistiu também ao lançamento da primeira pedra do Observatório Africano da Ciência, Tecnologia e Inovação feito em conjunto pelo presidente da União Africana e pelo presidente da Comissão da União africana, Obiang Nguema Mbasogo, e Jean Ping, respectivamente.
Fernando da Piedade Dias dos Santos encontra-se desde quarta-feira em Malabo para representar o Chefe de Estado de Angolana, José Eduardo dos Santos, na Cimeira de Cúpula da União Africana que vai decorrer até  sexta-feira, 1 de Julho.


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS