terça-feira, 5 de julho de 2011

OMA capacita alfabetizadores para aceleração escolar das mulheres

Ndalatando – Quarenta e cinco alfabetizadores dos dez municípios do Kwanza Norte recebem, desde hoje (terça-feira), em Ndalatando, formação sobre as técnicas de alfabetização no âmbito de um seminário promovido pela Organização da Mulher Angolana (OMA).
 O seminário, que visa oferecer formação inicial a novos alfabetizadores e promover o refrescamento de outros, vai prolongar-se até sexta-feira sob a orientação de quatro formadores que estão a ministrar matérias como a “alfabetização na nova era”, “explicação dos métodos construtivistas”, “dinâmica das vogais" e "merenda pedagógica".
 Observar e respeitar os princípios pedagógicos, assim como uma melhor organização didáctica são os pilares em que assenta a acção formativa baseada no programa de alfabetização “Aceleração Escolar", que está a ser realizada em parceria com a direcção provincial da Educação.
 A sessão de abertura foi orientada pela segunda secretária provincial da OMA, Graciana Eugénio, que qualificou a acção a concretização de uma das inúmeras tarefas preconizadas pelo 5º congresso da organização feminina do MPLA para a erradicação do analfabetismo no seio das mulheres e assegurar-lhes o acesso à formação profissional.
 Lembrou que no 5º congresso as estruturas da OMA foram incentivadas a estabelecer com o sector da Educação um programa alargado de alfabetização com vista a atingir metas a curto e médio prazos, envolvendo a formação de alfabetizadores, o suporte material e técnico, a avaliação e o controlo periódico do processo de aprendizagem.
 Graciana Eugénio acrescentou que com a realização do seminário os participantes (24 mulheres e 21 homens filiados nas organizações feminina e juvenil do MPLA) estarão munidos de ferramentas para a execução das novas tarefas traçadas no 5º congresso da OMA, decorrido de 27 de Fevereiro a 2 de Março deste ano.

Foto : ANGOP

 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS