quinta-feira, 7 de julho de 2011

60 anos do Jornal O DIA

Dilma: Brasil vive um momento muito especial





Um jornal que, ao completar 60 anos de existência, se insere no “momento especial do Brasil”. Assim, a presidenta Dilma Rousseff definiu o jornal O Dia na noite de ontem, em cerimônia no Museu Histórico Nacional, na capital fluminense.
Com seis décadas de fundação completadas neste mês, a publicação reuniu a presidenta Dilma, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, ministros, políticos, empresários e jornalistas para homenagear cinco cidadãos que marcaram a história da “Cidade Maravilhosa”: Lucinha Araújo, da Fundação Viva Cazuza; sargento Márcio Alves, herói do massacre ocorrido na Escola Municipal Municipal Tasso da Silveira, em Realengo; o diretor do AfroReggae José Jr.; o sambista Martinho da Vila; e, a professora Sueli Pontes Gaspar.
“Sem sombra de dúvidas que é com grande satisfação que participo das comemorações dos 60 anos de um dos jornais mais populares. Importante que a gente considere como um jornal inovador”, afirmou. “Através não só do seu projeto gráfico, mas também pela fórmula que o jornal utiliza que é torná-lo acessível à população do Rio, divulgando situações e transmitindo conhecimentos.”
Leia aqui o discurso de Dilma.

Educação

Mais adiante, a presidenta falou da importância dos homenageados para o Rio. Em especial, segundo explicou, da professora Sueli Gaspar, diretora do Ciep 1º de Maio, localizado em Santa Cruz, zona oeste do Rio.
“A professora Sueli Pontes Gaspar. Não tenho nem como manifestar aqui… A professora tem uma consciência profunda. O fato de que essa professora é grande heroína do processo. Os professores são os responsáveis, podem ter certeza, pela melhoria da Educação no Brasil”, enfatizou a presidenta.
Em seguida, a presidenta teceu comentários sobre o jornal e sua identificação com o povo do Rio de Janeiro. Segundo a presidenta, trata-se de uma referência para o cidadão. Ela lembrou também que o periódico completa seis décadas de existência num momento em que o país se consolida como democracia e pela robusta economia.
“É um jornal que se insere num momento especial do Brasil. Num momento em que superamos a falta de liberdade de expressão de comunicação. O Dia surge num momento especial do Brasil”, disse. “Passou por toda história do Brasil. Agora podemos dizer que vive seu momento especial. Converge também para um processo de ampliação das bases da nossa sociedade. Somos um país democrático.”

Classe média maior

A presidenta Dilma buscou destacar estudo divulgado nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do economista Marcelo Neri. O resultado aponta que, entre janeiro de 2003 a maio de 2011, cerca de 40 milhões de brasileiros alcançaram a classe média. Para se ter uma ideia, segundo a presidenta, essa quantidade de brasileiros representa quase a população da Argentina e mais de duas vezes a população do Chile.
*
“Para nós, superar a pobreza extrema é um desafio, mas também um compromisso moral e ético”, disse a presidenta destacando que o fato mais importante está na força dos 190 milhões de brasileiros, muito mais do que o destaque econômico, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

http://youtu.be/fTVv6dmIO8I





 com informações do Blog do Planalto.
*Foto : Terra

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS