sexta-feira, 6 de maio de 2011

SPM e Caixa definem estratégias de programas para as mulheres

SPM e Caixa definem estratégias de programas para as mulheres Programa de Microcrédito Produtivo Orientado para as Mulheres será lançado no próximo mês, com o aporte inicial de 15 mil cartas créditos em todo o país
A ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM),  e o presidente da Caixa Econômica Federal,  Jorge Fontes Hereda definiram,  nesta quinta-feira (5/5), estratégias para o andamento do protocolo de intenções assinado no mês passado entre as duas instituições. O documento estabelece a realização de ações conjuntas em prol da melhoria da qualidade de vida das brasileiras, por meio do incentivo à atividades produtivas para mulheres.

Na reunião, ficou definido que o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado para as Mulheres será lançado no próximo mês, com o aporte inicial de 15 mil cartas de créditos em todo o país. A primeira fase  será realizada  em 50 municípios que já possuem uma estrutura de políticas para as mulheres  e posteriormente ampliada aos demais. O projeto visa promover a autonomia econômica das mulheres, fortalecendo e ampliando sua inclusão no mercado de trabalho com apoio a iniciativas produtivas e geração de trabalho e renda.

A ministra Iriny Lopes disse que a promoção da autonomia econômica das mulheres é estratégico para a SPM para construir a igualdade entre mulheres e homens no pais. “Para isso precisamos dar materialidade aos projetos por meio de  ações concretas. Queremos mudanças práticas no dia-a-dia das mulheres, como o aumento de sua  renda, oportunidade de trabalho, além de creches para atender as crianças, de forma que as mulheres possam exercer plenamente sua cidadania”, afirmou.

Segundo Jorge Hereda, a Caixa está à disposição para ajudar a melhorar as condições de vida. “Estamos juntos nessa empreitada, com o compromisso de trabalhar pela igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, colaborando com ações  nas esferas sociais, políticas e econômicas”, declarou.

Acompanharam também a reunião, Dannyel Lopes, consultor da Presidência da Caixa, Tatau Godinho, assessora Especial da SPM e  Danilo Melo,  especialista em Políticas Públicas da SPM.

Outros pontos da pauta

Na ocasião, também foram discutidas ações de apoio para a realização da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e a perspectiva de apoio para arranjos produtivos locais, protagonizados por mulheres.

Atuação da Caixa

Além de atuar no microcrédito produtivo orientado, a CAIXA também está presente na vida das mulheres da Comunidade, por meio do Programa CAIXA ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), que apóia projetos sociais e ambientais para capacitação e geração de trabalho e renda de mulheres.  Dos atuais 74 projetos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), 18 têm foco no empoderamento da mulher, por meio do empreendedorismo feminino nas comunidades em situação de risco socioambiental em todo o país.

 
Comunicação Social

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS