segunda-feira, 9 de maio de 2011

Seminário sobre investimento em África, destaque da semana


Luanda - A realização em Luanda, do seminário sobre Investimentos em África - Quadro legal e institucional - Constrangimentos e desafios, organizado pela União Internacional dos Advogados, UIA, em cooperação com a Ordem dos Advogados de Angola, constituiu destaque da semana que hoje termina.
 Durante a semana, Angola participou na Cidade do Cabo, África do Sul, no Fórum Económico Mundial sobre África, onde foi discutido a forma de perceber o potencial do continente, uma das regiões que mais cresce no mundo.
 O encontro que reuniu mais de 700 representantes de líderes mundiais, analisou as oportunidades de investimentos em mineração, energia, agricultura, infra-estruturas, o turismo e a economia verde, assim como as tendências políticas, incluindo as do Oriente Médio.
 A realização, em Luanda, do Workshop sobre Divulgação da Estratégia Nacional para os Biocombustíveis, que contou com a participação de vários representantes dos organismos do Estado, foi outro destaque económico da semana.
 Na ocasião, o ministro da Agricultura, desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, afirmou, em função dos programas apresentados e analisados no evento, que o engajamento do Executivo na busca de soluções para energias renováveis permitirá criar condições benéficas para as gerações vindouras.
 "Os projectos de Biocombustíveis são economicamente viáveis, socialmente necessários e sustentáveis do ponto de vista ambiental" enfatizou o governante angolano.
 Ainda durante a semana, Angola participou pela primeira vez em Hong Kong, no 19º congresso mundial da Organização Internacional do Consumidor (Consumer International) onde espera ampliar o número de parceiros nos domínios dos direitos da defesa do consumidor.
 O encontro que contou com a participação de 200 delegados provenientes de vários países, abordou temas como Consumo sustentável – Tempo de Acção, Direitos do Consumidor e responsabilidade das empresas, Direitos do consumidor no mundo digital: privacidade, acesso e activismo, e Direitos do consumidor: passado, presente e futuro.
 Nesta semana, o coordenador da Comissão de Gestão da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime, disse que a instituição vai jogar um papel importante na divulgação da nova Lei de Investimento Privado.
 O responsável fez esta afirmação durante uma audiência que concedeu ao embaixador dos Estados Unidos em Angola, Chistophen Mcmullen. Realçou "que a ANIP vai jogar um papel importante na divulgação da nova lei, para que toda a comunidade de negócios conheça os seus princípios e normas".
 Nos últimos sete dias, Angola recebeu a visita da Subsecretária das Nações Unidas com o objectivo de aprofundar as relações entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/NU) e o Governo de Angola bem como analisar as questões de funcionamento interno da instituição no país.


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS