terça-feira, 3 de maio de 2011

Mulheres instadas a participarem em programas de combate à pobreza



Lubango - O comité provincial da Mulher Sindicalizada na Huíla convidou domingo, no Lubango, as mulheres do meio urbano e rural, a participarem activamente dos programas de luta contra o Hiv-Sida, tuberculose, malária, de alfabetização e combate à pobreza.
 Ao discursar no acto comemorativo do Dia Internacional do Trabalhador, a responsável considerou pertinente a filiação da mulher a organizações sindicais e outras, a constituição de núcleos de mulheres sindicalizadas nos sindicatos e comissões sindicais,
bem como a sua participação em vários projectos.
 Em seu entender, a mulher deve participar activamente no projecto de saneamento básico provincial denominado "Huíla sem defecação ao ar livre", lançado há três anos para se eliminar a pólio, cólera e outras enfermidades registadas ao nível da comunidade huilana.
 De igual modo, devem participar activamente na campanha denominada "trabalho decente e vida decente para a mulher" em homenagem às heroínas operárias têxteis que, em 1857, tiveram a coragem de decretar greve e se manifestar nas ruas exigindo a redução da carga horárias, antes de serem mortas carbonizadas nas fábricas.
 De acordo com a secretária, urge promover-se o trabalho decente para as mulheres trabalhadoras, a igualdade de género nas políticas de emprego, velando pelos problemas relacionados à mulher e o género no mercado laboral, bem como valorizar o equilíbrio no género, que visa a dignidade da família e da sociedade.
 Esta dignificação, em seu entender deve ser feita através da representação feminina em todos os órgãos de decisão e exclusão, bem como um privilegiado de conquistas, pois apesar de a equidade no género ser uma realidade está-se ainda abaixo das cifras preconizadas.
 A sindicalista reconheceu estar-se a comemorar o 1º de Maio num momento ímpar da história do país, onde se assiste à contínua progressão para melhor e maior estabilidade política, económica e social, bem como a construção e reabilitação de infra-estruturas económicas e sociais, uma realidade a vista de todos.
 O Dia Internacional do Trabalhador homenageia a coragem de um grupo de operários de Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA), que há 125 anos de levantou contra o patronato reivindicando melhores condições de trabalho, redução da jornada laboral de 16 para oito horas de trabalho, remuneração justa, dentre outras condições de respeito pela dignidade humana.


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS