sábado, 28 de maio de 2011

Ipea apresentou o perfil da pobreza extrema no RS

Seminário em Porto Alegre debateu a erradicação da miséria

A proporção da pobreza extrema no Rio Grande do Sul é quase 60% menor que a média brasileira. O perfil dos mais pobres, no entanto, é muito semelhante àquele encontrado no resto do país. Os dados sobre a pobreza extrema no Rio Grande do Sul foram divulgados nesta quinta-feira, dia 26, pelo diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão de Castro, durante o segundo seminário regional sobre a dimensão e a medição da pobreza extrema, organizado pelo Instituto em Porto Alegre.
Os extremamente pobres representam 2,1% da população gaúcha. No Brasil, eles são 5,2%. Boa parte dos mais pobres no Rio Grande do Sul é, assim como no resto do país, jovem e analfabeta (absolutos ou funcionais). 49,4% são crianças. A proporção de idosos em situação de miséria é baixa (2%), principalmente por causa da ampla cobertura da previdência social, que oferece benefícios a mais de 83% das pessoas acima de 60 anos.
No evento, estiveram presentes o presidente da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE), Adalmir Marquetti, a economista da FEE Clitia Helena Backx Martins e a coordenadora do Programa Estadual de Combate a Extrema Pobreza, Márcia Bauer.
A série de encontros regionais organizados pelo Ipea tem traçado um diagnóstico, por estado, da pobreza extrema e é uma contribuição do Instituto para o debate sobre a erradicação da miséria. O primeiro seminário ocorreu em Brasília em 20 de maio. O próximo será na Paraíba, na próxima segunda-feira, dia 30.

 
 
Fonte : IPEA

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS