quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inaugurado centro móvel de ensino das tecnologias de informação e comunicação

Luanda - Um centro móvel de formação tecnológica denominado “Ngola Digital” foi inaugurado hoje, em Luanda, pela ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, no âmbito do programa do Executivo de aumento de usuários das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
 No acto de inauguração do centro de formação, que comporta 16 computadores, uma impressora e um retroprojector para aulas de audiovisuais, Maria Cândida Teixeira disse que o centro vai ajudar a formar as pessoas mais carenciadas.
 A governante disse ser pretensão do Governo aumentar os usuários através de formação nas escolas ou mesmo em centros de formação, por forma a que a sociedade de informação cresça cada vez mais.
 Por seu turno, o ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José Carvalho da Rocha, sublinhou tratar-se de um projecto do Centro Nacional de Tecnologias de Informação (CNTI), que visa a massificação rápida das TIC.
 De acordo com o ministro, o centro, com custo total de 30 mil, é apenas um protótipo dos muitos que vão surgir assim que as condições permitirem, o que vai levar a formação em todas as vertentes informáticas e tecnológicas as comunidades em todo país, de forma grátis.
"O grande propósito é proporcionar a população o acesso a estes meios e mantê-los ligados ao mundo, porquanto as formas de deslocação da sala dependerá capacidade logística disponível, bem como da necessidades das comunidades se vai traçar um programa nacional para atingir essa franja de forma célere", explicou.
 O fórum angolano das tecnologias de informação e comunicação, que se realiza no âmbito do Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (17 de Maio), que hoje encerra, visa fomentar acções para a utilização das TIC, de forma a contribuir para a inclusão digital de todos os angolanos, bem como para o desenvolvimento sócio-económico de Angola.
 De acordo com o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, com a realização do workshop, pretende-se igualmente proporcionar um ambiente de ampla troca de conhecimentos sobre as formas como as TIC alavancam novos padrões de comportamentos sociais.
 O certame, que decorrer em simultâneo com a Globalcom, uma iniciativa privada no domínio das telecomunicações, conta com a participação de membros do Executivo, parlamentares, quadros do sector e convidados da sociedade civil.
 Entre outros temas, o fórum está a debruçar-se sobre “as políticas de legislação do sector”, “as convergências no domínio das TIC e a migração digital”, “segurança informática e a certificação digital”, a “computação em nuvem, virtualização e computação distribuída” e a “interoperabilidade dos sistemas”. 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS