domingo, 1 de maio de 2011

Hoje é Dia Mundial do Trabalhador


Luanda - Os trabalhadores do mundo inteiro celebram hoje, 1 de Maio, o dia a eles consagrado, instituído em 1889 por um Congresso Socialista, realizado em Paris, França.
A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu no primeiro dia de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Nesta data, milhares de trabalhadores saíram às ruas para protestar contra as condições de trabalho, consideradas desumanas, a que estavam submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Naquele dia, várias manifestações movimentaram a cidade, mas a repressão ao movimento foi dura, resultando em prisões, vários feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a Polícia.
Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1 de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.
 Em Angola, a data é celebrada desde a sua independência, em 11 de Novembro de 1975. De lá para cá, o Governo tem trabalhado no sentido de melhorar, a cada dia, as condições dos trabalhadores, e garantindo a defesa dos seus direitos.
De realçar em Angola a existência de uma Lei Geral do Trabalho, na qual constam os direitos e deveres dos trabalhadores, incluindo a protecção dos direitos a maternidade (pré e pós-parto), bem como define que cada cidadão pode “livremente” escolher, com igualdade de oportunidades e sem qualquer discriminação a sua opção laboral.
Nesta lei, o trabalho obrigatório ou compulsivo é proibido, enquanto a liberdade sindical e consequente direito à organização e exercício da actividade sindical, de negociações colectivas, a greve e o de reunião e de participação na actividade da empresa constituem conquistas dos trabalhadores angolanos constantes da mesma.
Força deste instrumento, criado pelo Governo angolano, o país conta com algumas organizações sindicais dos mais variados ramos de produção e actividades, destacando-se as duas centrais sindicais, UNTA-CS (com aproximadamente 150 mil filiados), CGSILA (92 mil).
Em Angola, registam-se várias manifestações de carácter social, cultural e desportivas para saudar a data.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS