terça-feira, 3 de maio de 2011

A Força dos Tambores Quilombolas

    Na próxima quarta e quinta-feiras (4 e 5), Brasília receberá 20 quilombolas do Maranhão para a apresentação cultural “A Força dos Tambores Quilombolas”. Serão dois dias de celebração e expressão da cultura quilombola maranhense que terão como palco o Memorial Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília.

O evento cultural integra o Projeto “O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”, uma realização da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ), da Ong portuguesa Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF), Plataforma das Ongs de Cabo Verde e da Ong Guineense Ação para o Desenvolvimento (AD), com apoio da Universidade de Brasília (UnB). O evento faz parte das comemorações ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, celebrado em 2011.

Está prevista a realização de oficinas, incluindo uma de danças afro-brasileiras, além de performances e apresentações culturais como o Boi de Seu Teodoro e apresentações do grupo de dança formado por estudantes de Cabo Verde.

Os quilombolas farão relatos da experiência que tiveram em dezembro de 2010, ao visitarem Cabo Verde e Guiné Bissau, no âmbito do Projeto “O Percurso dos Quilombos: de África para o Brasil e o regresso às origens”, financiado pela União Européia. Na Guiné Bissau conheceram o trajeto de boa parte dos negros escravizados que, no Brasil, foram fixados no Maranhão.

Programação
Quarta-feira:

14:00h – Mesa de abertura - presenças de: Sr. Daniel Pereira - Embaixador de Cabo verde,
Prof. Oviromar Flores - Decano de Extensão da UnB, Prof. Gloria Moura - coordenadora
projeto no Brasil e Maria José Palhano - coordenadora da ACONERUQ.

15:00 – Roda de Conversa: Quilombolas partilham com o público a experiência da viagem a Cabo Verde e Guiné-Bissau com exibição de fotos e apresentação de vídeos.

16:30 – 18:00h – Apresentações culturais – grupo de dança Morabesa (estudantes de Cabo Verde) / Quilombolas do Maranhão e Associação Brasileira de Capoeira Sol Nascente.

Quinta-feira:

14:00h – 18:00h – Oficinas simultâneas:
Oficina I – “Reafirmando raízes quilombolas: relatos de experiência em Guiné Bissau e Cabo Verde” – facilitadoras: Profs. Teresa Trabulsi e Valderlene Silva.
Oficina II – “A Importância das redes sociais na articulação e mobilização social – enfoque
para a luta quilombola” – facilitador: Prof. Ribamar Nascimento.
Oficina III – Danças afro-brasileiras – facilitador: Prof. Álvaro Santos

18:30h – Apresentação Cultural – grupo de dança Morabesa (estudantes de Cabo Verde) /
Quilombolas do Maranhão.

Mais informaões:
Fone: (61) 9988-2606


Fonte : Igualdadeeidentidade

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS