quarta-feira, 4 de maio de 2011

Curso Aperfeiçoamento da História da África

Será realizado o Curso de Aperfeiçoamento em História da África. As inscrições seguem até o dia 6 de maio
Por : LUANA LIMA

Qual o lugar da África no contexto internacional neste terceiro milênio? O que é ser africano, afrodescendente, negro? Como compreender essa realidade tão contemporânea, sem se dar conta de uma historicidade que a antecede? Para compreender estes e outros questionamentos acerca da relação entre Brasil e a história da África será realizado em Fortaleza, de maio a dezembro deste ano, o Curso de Aperfeiçoamento em História da África. O evento conta com apoio do Banco do Nordeste e do Governo Federal.
O público alvo são professores de história da rede pública e educadores sociais de Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições e associações. As inscrições foram iniciadas no dia 18 de abril e seguem até o próximo dia 6 de maio. Serão ao todo, 188 horas/aula. O curso será dividido em duas turmas: a primeira de maio a setembro e, a segunda, de setembro a dezembro. As aulas serão nas segundas, quartas e quintas-feira, de 18 horas às 21h20.
Franck Ribard, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que favorecer o cumprimento da Lei 10.639/2000, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica é um dos propósitos do curso.

Percepção
“É necessário perceber o negro como sujeito social, trabalhador, agente ativo de um processo histórico e ter claro que para entender este país multicultural, multiétnico, com forte presença de africanidade, é necessário aprender a história da África, para melhor compreender a história do Brasil”, destaca.
Neste sentido, acrescenta o professor, a necessidade de cursos de capacitação torna-se uma medida urgente nas estruturas de educação, pois até o momento há uma carência de conhecimentos sobre a cultura e a história do negro no Brasil entre os professores de história e áreas afins. Eurípides Funes, Adelaide Gonçalves e Kênia Rios, irão ministrar as disciplinas.
“O lugar da história da África na formação social brasileira: visões cristalizadas, lutas históricas e consciência identitária”, “História da África em perspectiva”, História e cultura afro-brasileira contemporânea” e “Avaliação formativa”, serão os módulos a serem debatidos. Foram disponibilizadas 70 vagas.

MAIS INFORMAÇÕES
As inscrições podem ser feitas até 6 de maio, no Departamento de História da UFC ou na secretaria do Curso de Aperfeiçoamento em História da África. Informações: (85) 3366.7742




Fonte: diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS