sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cidadania e descontração na Barra do Jucu

Evento que marca celebração da luta contra homofobia, contra o racimo, de luta antimanicomial e de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes reunirá artistas, sociedade civil organizada e cidadãos que valorizam o respeito às diferenças e liberdades individuais

No próximo dia 21, cidadãos engajados na luta por uma sociedade mais igualitária e que respeita os direitos humanos vão se encontrar na Barra do Jucu. Um evento especial marcará as celebrações do Dia Internacional Contra a Homofobia (comemorado mundialmente dia 17 de maio), do Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo (celebrado dia 13 de maio), do Dia Nacional de Nacional de Luta Antimanicomial e do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ambos celebrados dia 18 de maio). Pessoas de todos os lugares e idades estarão juntas e, de forma alegre e irreverente, vão manifestar o desejo por um mundo digno para todos e sem preconceitos. 
A programação do evento contará com uma caminhada, exposições, mostra de vídeos, apresentações artísticas e musicais e degustação culinária, além de presença confirmada da Drag Queen Chica Chiclete. O evento é aberto a todos: mulheres, homens, crianças e idosos. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as formas de racismo ainda tão comuns no cotidiano, lembrar que a homossexualidade não é doença, chamar a atenção de toda a população para a luta contra o preconceito às pessoas em sofrimento mental, defendendo o fim dos hospitais psiquiátricos e combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, gerando reflexão na sociedade sobre este ato cruel e desumano que atinge milhares de pessoas diariamente. Em todo Brasil e no mundo, há um número crescente de atividades sendo realizadas para destacar essas datas.
 A iniciativa é do grupo Atuação – Rede de Estudos, Pesquisa, Ação e Articulação em Gênero e Cidadania, e tem o apoio do espaço cultural Aloha MIX, que começou a funcionar timidamente em 1991 e por mais de uma década foi se transformando em um badalado ponto alternativo. O Aloha Mix sempre teve como marca a descontração e respeito à diversidade e a luta contra preconceitos. Atualmente, o espaço é a sede provisória do Grupo Atuação. O Evento conta também com o apoio da Rádio Comunitária Barra FM.

Dia Internacional contra a Homofobia (17 de Maio) - Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a assembléia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membros das Nações Unidas em 1993. Com isso, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença.

Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo (13 de Maio) - Considerado como dia da abolição dos escravos no Brasil, o 13 de maio está longe de ser uma data comemorativa para o movimento negro no país. O dia ganhou outro significado para negros e negras, que passaram a chamá-lo de "Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo”. Desemprego falta de acesso à moradia e aos serviços de saúde, educação de baixa qualidade, preconceito, discriminação racial, violência. Esses são apenas alguns problemas ainda enfrentados por negros e negras no Brasil. Este ano, o "Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo” chama atenção para a violência contra jovens negros. Dados do "Mapa da Violência 2011 – Os jovens do Brasil” revelam que 12.749 negros foram assassinados no ano de 2008. De acordo com o relatório, entre 2002 e 2008, as taxas de homicídios de jovens brancos caíram 23,3% enquanto que as de jovens negros cresceram 13,2%, o que mostra o avanço do genocídio contra a população negra.

 Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18 de Maio) - O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, desde 1988, tem marcado nos mais diferentes lugares do país a reafirmação do compromisso ético e político com os direitos humanos e com o exercício de cidadania, a crítica ao modelo asilar e a defesa das redes e dos serviços substitutivos e do SUS. O ano de 2011 é particularmente especial para o campo da saúde mental, com os dez anos da promulgação da Lei 10.216 (Paulo Delgado), que transferiu o foco do tratamento das instituições hospitalares para a rede de atenção psicossocial. Muitos esforços e investimentos  foram realizados ao longo dos últimos 10 anos e construiu um novo cenário na atenção pública em saúde mental, do qual emerge um conjunto de desafios para ampliar e consolidar as redes substitutivas e territoriais, para a garantia do exercício efetivo de direitos das pessoas - crianças, adolescentes, jovens e adultos - com transtornos mentais e com transtornos decorrentes do uso nocivo de álcool e outras drogas.  

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio) - No dia 18 de Maio de 2000 foi publicado a Lei 9.970 que estipulou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As violências de abuso sexual partem tanto da forma intrafamiliar e extrafamiliar, ou seja, ocorrem dentro e fora do âmbito familiar das crianças e adolescentes. A exploração sexual de crianças e adolescentes é a mais cruel dimensão mercantil de uma mercadoria, sendo este ato cometido em todo o mundo sem distinção de classe social entre os exploradores e os clientes, no entanto, o único ponto em comum é a perca da inocência, da vida e do futuro destas crianças e adolescentes. O abuso sexual de crianças e adolescentes por muitos anos foi um assunto tratado à margem pela sociedade, principalmente pelo fato de que muitos abusadores estão no convívio familiar. *No ano de 2009 foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças.

Serviço
Dia Internacional Contra a Homofobia
Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo
Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Sábado (21/05),
A partir das 15 horas no Aloha MIX (Praça Pedro Valadares – Pracinha principal da Barra do Jucu)

Entrada Gratuita

Atividades
Ato público
Caminhada – Bar Aloha MIX até a Casa Européia (cerca 500 metros)  
Música: Alunos da Faculdade de Música do ES, Bandas de Congo Tambor Jacaranema e Mestre Alcides, Sete Linhas, DJ Luiz
Retorno ao Aloha Mix
Mostra de vídeos, Performances, Exposições e Apresentações Artísticas
Performance: Urucum DançaTeatro, Coletivo Grifo, Môa Freitas e Chica Chiclete
Vídeos: Yan Faria - Coletivo Caos@ção , Grupo Atuação
Exposição: Flavia de Macedo  - Coletivo Grifo,  Luciano Boi
Culinária: Rogério de yansa
Confecção do boneco caricato do deputado Jair Bolsonaro: Vinícius Oliveira – Artesão

Mais Informações: Grupo Atuação
Marcela  - 8133 7831
Lena Côgo – 9817 2564
Maristela – 9967 6292
Valéria – 8864 8815

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS