quarta-feira, 13 de abril de 2011

Nomeado novo diretor da Fundação Cultural Palmares

Foto: Daiane Souza / FCPFoto: Daiane Souza / FCP







Martvs Antônio das Chagas é um dos novos diretores da Palmares

Por Joceline Gomes

Com ativa participação no Movimento Negro, Martvs Antônio das Chagas é o novo diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira (DEP) da Fundação Cultural Palmares. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 07, e o novo titular do Departamento já está em pleno exercício de suas funções, na sede da instituição.
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Martvs Antônio das Chagas, 44 anos, começou sua militância cidadã ainda no movimento estudantil secundarista, tendo, então, presidido a Associação Municipal de Estudantes, em articulação com o Movimento Negro em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais.
PARTIDO DOS TRABALHADORES – Membro da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Martvs Antônio das Chagas integrou também a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), exercendo os cargos de Secretário Nacional de Combate ao Racismo e Secretário Nacional de Mobilização do Diretório Nacional do partido.
Em 2002, o sociólogo coordenou nacionalmente a campanha do então candidato Luis Ignácio Lula da Silva à presidência da República no eixo correspondente à temática racial. Como integrante da equipe de transição, atuou ativamente no processo de criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR).
A partir de então, Martvs exerceu os cargos de Secretário adjunto, Ministro interino, Secretário de Planejamento e Formulação de Políticas e Secretário de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR, além de participar de diferentes eventos internacionais representando o Brasil, em nome do Estado brasileiro. Um exemplo foi a 14ª. Reunião do Alto Comissariado de Direito Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS