quinta-feira, 7 de abril de 2011

Livro reúne artigos sobre desenvolvimento

MDS/DivulgaçãoConteúdos selecionados para obra foram debatidos durante Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Social, realizado em Brasília

O Ministério do Desenvolvimento Social lançou, nesta quarta-feira, o livro "Políticas Sociais para Desenvolvimento: Superar a Pobreza e Promover a Inclusão", que reúne artigos escritos pelos participantes do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, realizado em Brasília em agosto de 2009. O texto de abertura ficou sob responsabilidade da administradora do PNUD, Helen Clark, enquanto o prefácio foi elaborado pela agência da ONU.
A cerimônia de apresentação da obra foi realizada às 18h, no auditório da Esplanada dos Ministérios, na capital federal. Estiveram presentes o chefe da pasta, Tereza Campello, e o representante-residente do PNUD e coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, além da coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.
O livro tem como objetivo sistematizar os textos escritos pelos participantes do simpósio e fazer um registro das discussões que ocorreram na ocasião, explica a diretora do Departamento de Formação e Disseminação da Informação, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social, Monica Rodrigues, uma das organizadoras da obra. "As páginas ajudam a entender como os países realizaram suas políticas sociais para o desenvolvimento", afirma.
Após o lançamento, o livro será disponibilizado gratuitamente no site da pasta para download. Além disso, gestores, especialistas em desenvolvimento, agentes de controle social e outros organismos receberão uma cópia da obra, que reúne textos de duas dezenas de estudiosos, entre eles a administradora associada do PNUD e subsecretária-geral das Nações Unidas, Rebeca Grynspan, e a socióloga Laís Abramo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Os textos abordam desde desafios impostos pela crise internacional até discussões sobre renda básica e políticas públicas que fomentem o desenvolvimento social, além de inclusão social. O prefácio elaborado por Chediek para o livro elogia a própria iniciativa de realização do simpósio.
"Trata-se de um exemplo de resultado concreto que nos motiva na certeza de que podemos alcançar novas conquistas para o Brasil e para o mundo. Que a troca de experiências e conhecimentos apresentados nesta publicação possa inspirar outros parceiros ao redor do mundo dentro do espírito de cooperação e de incorporação da dimensão humana ao planejamento do desenvolvimento", afirma, em um trecho.


Fonte : PNUD

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS