terça-feira, 19 de abril de 2011

Encontro define estratégias para Promoção de Igualdade Racial

capoeira-300x199Alunos do Programa Escola Aberta vão participar neste domingo (17), das 10:00 às 17:00 horas, do 1º Intercâmbio Infantil do Centro Cultural Raízes Brasileiras (CCRB), que acontecerá na Escola Municipal França Carvalho, no Bairro da Prata. O evento reunirá mais de 10 grupos de capoeira da Baixada Fluminense, com público estimado em 200 participantes. Também haverá batismo (troca de cordas) dos capoeiristas da unidade escolar, samba de roda, makulelê, puxada de rede (dança afrobrasileira) e hip hop.
Para o secretário Adjunto Pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz, é de suma importância que uma das escolas municipais sedie o encontro. “Mostra que nossas escolas estão abertas para incentivar o resgate cultural das raízes brasileiras. Ao mesmo tempo, dá oportunidade para nossos alunos trocarem experiências com outros colegas da Baixada Fluminense”, analisou o secretário.Alunos da Escola Municipal Meninos de Deus, que integram as oficinas de capoeira do Escola Aberta – programa do Governo Federal em parceria com as prefeituras – estarão nas atividades. De acordo com Lídia Vieira, diretora da Escola Municipal França Carvalho, a oficina de capoeira começou este ano com 45 alunos, sendo 50% da própria unidade. “Uma das condições para eles participarem é a regularidade nas aulas e boas notas nas provas”, disse a professora, acrescentando que o comportamento dos alunos melhorou consideravelmente após o início do programa.
Oficineiro do Escola Aberta e integrante do CCRB, Bruno Santana contou que os mestres de capoeira vão dar aulas sobre os movimentos feitos no esporte e a sua história. “O objetivo é tirar a criança das ruas e fazer com que elas tenham mais cultura e valorizem as nossas raízes”, concluiu Bruno, acrescentando que muitos não sabem que estas danças são de origem afrobrasileira.
O programa Escola Aberta na E.M. França Carvalho funciona desde dezembro do ano passado. Além da capoeira, a unidade escolar oferece oficinas de reforço escolar, artesanato, culinária e recreação. O evento inicia às 10:00 e vai até às 15:00 horas. A escola fica localizada na Rua Flora de Araújo, nº500, Prata.

Fonte: sitedaixada  / Africas

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS