quarta-feira, 27 de abril de 2011

Brasil participa de Semana de Vacinação com mais 180 países

Esforço multinacionalO foco da campanha brasileira é a imunização contra a gripe; somente nas Américas, 323 milhões de pessoas já foram vacinadas.
O Brasil é um dos 180 países e territórios realizando a Semana de Vacinação da Organização Mundial da Saúde, OMS. A semana, iniciada no sábado, pretende aumentar a conscientização e a demanda por imunização. Pela primeira vez, o evento reúne nações da África, das Américas, do Leste do Mediterrâneo, da Europa e do Oeste do Pacífico.
Um evento em Manaus, neste sábado 30, deverá reunir o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, Mirta Roses. A escolha do local marca o esforço em imunizar comunidades indígenas e outras populações de alto risco na Amazônia.

Américas
Até o momento, mais de 323 milhões de crianças e adultos de todas as Américas já foram vacinados. Este é o maior esforço multinacional de saúde da região que é considerada líder mundial na eliminação ou redução de doenças preveníveis por vacinas.
O especialista em vacinação da Opas no Brasil, Brendan Flannery, falou à Rádio ONU, de Brasília, sobre a relação entre a campanha brasileira e a semana nas Américas.
"Há muitos anos o Brasil trabalha com a vacinação contra a influenza sazonal nessa época, no final de abril. Então coincidiu que a semana de vacinação na região das Américas vai ser nessa mesma semana que o Brasil vai realizar a campanha de vacinação contra influenza sazonal ou gripe", disse.

Slogan
Das cinco regiões que participam neste ano, quatro desenvolveram temas específicos. A África vai focar na imunização de crianças e mães contra a pólio, por exemplo.
O slogan da campanha no Brasil, "Vacine sua Família, Proteja sua Comunidade", reforça o tema das Américas sobre a importância de imunizar não só as crianças, mas todos os familiares. Além disso, destaca a contribuição individual para a saúde coletiva.

Mundo
Serão realizadas campanhas de vacinação contra a difteria, hepatite B, gripe, sarampo, caxumba, tétano neonatal, pólio, rubéola, coqueluche e febre amarela. Além disso, os países vão disseminar informações, promover workshops e treinamento para profissionais da saúde, exibições e debates públicos.
Os países das Américas têm sido líderes mundiais na eliminação ou redução
de doenças preveníveis por vacinas. A região foi a primeira a erradicar a varíola, em 1971 e a eliminar a poliomielite em 1991.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS