quinta-feira, 7 de abril de 2011

Abordagem sobre conhecimento tradicional é essencial para o progresso de Angola


Luanda  - O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Teta, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, que debruçar-se sobre os valores relevantes, práticas ou informações do conhecimento tradicional é importante para o desenvolvimento socioeconómico do país, dada a pertinência deste tema.
 João Teta fez esta afirmação quando procedia à abertura do seminário sobre “Conhecimento tradicional e sua importância para Angola, promovido pelo Ministério do Ensino Superior e Ciência e Tecnologia (MESCT), através do Instituto Nacional de Conhecimento Tradicional.
Para ele, o conhecimento tradicional deve ser debatido e investigado, pois é fundamental para a afirmação da angolanidade, isto é, a expressão cultural e material do povo angolano e da sua criatividade.
 “O conhecimento tradicional é um conjunto de informações ou práticas individuais ou colectivas, com valor relevante, relacionados com hábitos usados pela comunidade ao longo dos tempos”, referiu.
 Na  era da biotecnologia, por exemplo, disse, o conhecimento tradicional, a biodiversidade e os recursos genéticos são essenciais para o bem-estar e para o desenvolvimento sustentável.
 No entanto, João Teta indica que a identificação e a classificação destes valores relevantes da tradição é papel dos investigadores, os quais sistematizam o conhecimento tradicional.  
 “O conhecimento tradicional é património comum de uma comunidade, pelo que não pertence a uma única pessoa. Constata-se, no entanto, que os investigadores omitem, muitas vezes, a informação sobre a comunidade onde provem este conhecimento. Estamos aqui perante uma questão de direito e de ética, enfim de propriedade intelectual”, salientou.
 Relativamente à promoção do seminário, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia disse ser o retrato dos esforços do Executivo angolano de promover uma maior abrangência no tratamento destas questões do conhecimento tradicional para uma efectiva atenção aos indivíduos que militam nesta senda com vista a terem um instrumento legal que os proteja.
 Participam do seminário, dentre outras personalidades, entidades ligadas ao Ministério do Ensino Superior e Ciência e Tecnologia, Cultura, Agricultura, Saúde e da Sociedade Civil.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS