segunda-feira, 4 de abril de 2011

73% aprovam a presidenta Dilma Rousseff, diz CNI/Ibope

  A presidenta Dilma Rousseff tem 73% de aprovação, segundo a pesquisa CNI/Ibope realizada em março. E 56% dos entrevistados consideram o atual governo ótimo ou bom. Além disso, 74% disseram ter confiança em Dilma, contra 16% que não confiam. A expectativa com relação ao governo Dilma também é positiva: 68% esperam que o governo seja ótimo ou bom.

Dilma Rousseff recebeu a melhor avaliação de início de governo dos últimos 12 anos, quando a pesquisa CNI/Ibope começou a ser feita: 56% dos entrevistados avaliam o governo Dilma como ótimo ou bom. Esse índice é superior à aprovação do início do primeiro mandato do ex-presidente Lula – que em 2003 era de 51% –, e do início do segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, em 1999, cujo índice era de 41%.
Apenas 12% dos entrevistados desaprovaram Dilma, enquanto 14% se mostraram indecisos.

No combate à fome e à pobreza, uma das principais bandeiras do governo petista, a avaliação positiva do governo Dilma somou 61%; 58% também avaliam como positivas as ações do governo contra o desemprego.
Entretanto, quando se avalia a aprovação do governo, Dilma Rousseff tem 73%, praticamente empatada com Lula, no primeiro mandato, em 2003, que tinha 75%. 
O governo Dilma recebeu avaliação negativa dos entrevistados em três setores: segurança pública, saúde e cobrança de impostos. Em relação à saúde, 53% desaprovam as ações do governo contra 41% que aprovam.
Expectativa positiva
Os índices positivos superam os registrados pela pesquisa Datafolha, divulgada em 20 de março. Segundo o Datafolha, Dilma foi aprovada por 47% dos brasileiros - igualando-se ao recorde registrado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mesmo período do seu segundo mandato.
Ainda segundo a pesquisa CNI/Ibope, 68% acreditam que o governo Dilma será ótimo ou bom. A confiança também é muito alta: 74% confiam na presidenta, contra 16% que não confiam; outros 10% não responderam.

Fonte : Agência Patricia Galvão

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS