sexta-feira, 11 de março de 2011

País acolhe reunião do Comité Consultivo da ONU sobre segurança na África Central

São Tomé 11 mar (Lusa) - São Tomé e Príncipe acolhe, pela segunda vez, a reunião ministerial do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas sobre as questões de segurança na África Central.
A 32ª Reunião do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas sobre as questões de segurança na África Central decorre entre os dias 12 e 16. Os dias 12, 13 e 14 destinam-se a reuniões entre peritos. E a 15 e 16 reúnem-se os ministros dos negócios estrangeiros ou da defesa.
Dos 11 países que integram a Comunidade Económica dos Estados de África Central (CEEAC), dez estarão representados pelos respetivos ministros da Defesa ou dos Negócios Estrangeiros, e um deles terá como representante o ministro encarregado dos negócios estrangeiros, uma espécie de vice MNE.
Participarão igualmente no evento o 'bureau' da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desarmamento, o representante do secretário-geral da CEEAC e outras agências da ONU ligadas à mulher, pirataria e ambiente.
Os assuntos a serem debatidos prendem-se com a implementação da Iniciativa de São Tomé, aprovada na 27ª reunião do comité, que teve lugar em 2006, na capital são-tomense.
A Iniciativa de São Tomé é um documento que funciona como um código de conduta para as forças de defesa e segurança dos países da África Central.
Na reunião serão, assim, debatidos temas como o combate à proliferação de armas ligeiras de pequeno calibre, o desarmamento das populações civis, a pirataria marítima na África Central, a exploração ilegal dos recursos naturais, o papel da mulher na paz, segurança e resolução de conflitos, a situação dos direitos humanos, a democracia na África central e as mudanças climáticas.
Integram a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), onze países, nomeadamente Angola, Burundi, Ruanda, República Centro Africana, Gabão, Guiné Equatorial, Camarões, República Democrática do Congo, Congo Brazaville, Chade e São Tomé e Príncipe.

MYB
Lusa/fim

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS