quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Saúde da população negra e indígena é tema de seminário em Washington

Washington (Estados Unidos) - De hoje (07) a 10 de fevereiro, a coordenadora da área de Direitos Econômicos e do Programa Regional da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, Ana Carolina Querino, participa da reunião de criação do Grupo Técnico Consultivo em Diversidade Cultural e Saúde, em Washington (Estados Unidos).
Na ocasião, Ana Carolina vai apresentar a experiência do Programa Regional Gênero, Raça Etnia e Pobreza no apoio às políticas de saúde para população negra e indígena e também discutir futuras ações relacionadas ao tema . Compõe o grupo representantes dos ministérios de saúde do Brasil, Bolívia, Canadá, Guatemala, de agências do sistema das Nações Unidas, organizações da sociedade civil e especialistas na temática. Ana Carolina avalia que a criação do grupo representa uma iniciativa inovadora e caracteriza mais um espaço de debate e proposição de estratégias quanto à saúde da população negra e indígena das Américas.
O objetivo do Grupo é propor estratégias ao Conselho Diretivo da OPS (Organização Pan-Americana de Saúde) quanto à saúde dos povos indígenas, afrodescendentes, grupos raciais e étnicos discriminados sobre a produção de dados desagregados por raça/etnia, empoderamento das mulheres negras e indígenas, a fim de contribuir para a redução da pobreza, um dos fatores determinantes para o processo saúde-doença.
A atenção da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul para o tema foi reforçada em 2004 durante o 1º Seminário de Saúde da População Negra, quando em conjunto com outras agências das Nações Unidas, e a SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), colaborou para a produção de um documento contendo a proposta de política de saúde para a população negra no Brasil.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS