quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ministra da Administração Estatal de Moçambique inicia visita de trabalho


Ministra da Administração Estatal de Moçambique, Carmelita Rita Namahulua (esq.), com homólogo angolano, Bornito de Sousa

 

LUANDA- A ministra da Administração Estatal de Moçambique, Carmelita Rita Namahulua, iniciou hoje, quinta-feira, uma visita de trabalho de três dias a Angola, no âmbito do reforço das relações existentes entre aquele órgão e o Ministério da Administração do Território.

No encontro mantido esta manhã em Luanda, com o seu homólogo angolano, Bornito de Sousa, a governante considerou que as relações entre Angola e Moçambique são boas e vão continuar a manter-se.
 Carmelita Rita Namahulua explicou que a cooperação entre os dois países são sustentadas através de intercâmbio em várias áreas, com realce para as da administração local, gestão e organização territorial, formação de quadros e lideranças locais.
 “A troca de experiências entre Angola e Moçambique estende-se também à área das telecomunicações, que para além do aprimoramento dos conhecimentos, tem facilitado a comunicação e a troca de informação rápida”, precisou.
 Quanto às autarquias, a dirigente reconheceu que neste aspecto o Estado moçambicano está mais avançado em relação a Angola, pois já tem instaladas 43 autarquias em todo o país, frisando que a transferência de experiências aos angolanos faz parte da cooperação institucional.
 O programa da visita a que a Angop teve acesso indica que a governante moçambicana vai inteirar-se do funcionamento dos institutos Nacional das Telecomunicações e de Formação da Administração Local, ambos com sede em Luanda.  
 A agenda da delegação moçambicana incluiu uma deslocação à província do Namibe, Sul de Angola, onde vai manter um encontro com o governo local, além de visitas à administração do Tombwa e a áreas turísticas.
 Prevê ainda visitas à administração municipal de Icolo e Bengo, na província do Bengo, bem como à ponte da Cabala e à fábrica de Cimento, na mesma região.

Fonte e foto : Angola Press



Nenhum comentário:

MAIS LIDAS