segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Delegação angolana já em Nova Iorque para reunião da ONU



Vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula SacramentoNova Iorque - A delegação multisectorial angolana que vai participar na 55ª Sessão Anual da ONU sobre a Condição da Mulher de 22 de Fevereiro a 4 de Março, chegou ao princípio da tarde de domingo em Nova Iorque.
 A comitiva é chefiada pela vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento Neto, e integra membros do Governo, deputadas à Assembleia Nacional e técnicos do sector e de diferentes instituições ligadas a monitoria, advocacia e tratamento de assuntos ligados à mulher e a família.
 Do grupo, fazem parte também as vice-ministras da Educação para o Ensino Geral e Acção Social, Ana Paula Inês, da Justiça, Ana Carlos Canene e as deputadas, Maria Mpava Medina, do MPLA ,e Esmeraldina Jamba, da UNITA.
 Integram ainda a delegação, a directora do Instituto Nacional da Criança (INAC), Ruth Mixinge e a directora Nacional do Minfamu para os Direitos da Mulher, Sandra Manuel.
 A reunião destina-se a analisar o cumprimento na implementação das acções saídas da 54ª Sessão e os progressos alcançados pelos países membros em várias matérias ligadas à mulher e às famílias.
 As participantes vão igualmente analisar a implementação das deliberações da 23ª Sessão especial da Assembleia-Geral da ONU, partilhar experiências e boas práticas na materialização da Plataforma de Ação, com vista a superar obstáculos e novos desafios.
 O encontro de Nova Iorque juntará representantes de mais de 180 países e vai discutir vários assuntos ligados a mulher e a rapariga.
 À margem do encontro, realizar-se-ão duas sessões paralelas de alto nível, mesas-redondas sobre o "o Acesso e Participação de mulheres raparigas à Educação, Formação, Ciência e Tecnologia".   
 Outro tema será a promoção da igualdade de acesso das mulheres ao pleno emprego e trabalho decente.
  Esta 55ª Sessão vai também avaliar os progressos na implementação das conclusões sobre a "eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as aparigas".
 As conferencistas vão também analisar as questões emergentes, tendências e novas abordagens a problemas que afectam a mulher, tais como a mortalidade materna.
 De acordo com a organização, para o próximo ano (2012) a Comissão prevê abordar como tema prioritário, "A emancipação da mulher rural e seu papel na erradicação da pobreza e da fome, do desenvolvimento e os desafios actuais".

fonte : ANGOLARESS

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS