sábado, 12 de fevereiro de 2011

CARTILHA SOBRE A IGUALDADE RACIAL REFORÇA COMBATE À DISCRIMINAÇÃO

Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT/MT) lançará, neste final de semana, dias 12 e 13 de fevereiro, a cartilha “Igualdade: Faz a Diferença!”. O lançamento ocorrerá durante o Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), às 8 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Em dezembro de 2010, a CUT lançou a cartilha em nível nacional, em Brasília (DF).
A publicação traz um resgate histórico da luta do movimento negro no Brasil, além de Leis relacionadas à igualdade racial e ao combate à discriminação. “É um material importante para a discussão e elaboração de políticas públicas seja no ambiente de trabalho ou na sociedade de um modo geral”, ressaltou a secretária-geral do Sintep/MT e secretária de Formação da CUT/MT, Vânia Miranda.
O Estatuto da Igualdade Racial, regulamentado pela Lei 12.288/10, e as Convenções 100 e 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), também compõe a cartilha. Com um conteúdo amplo e permeado de marcos históricos da resistência negra, a publicação visa provocar reflexão, organização e mobilização pelo combate ao racismo.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS