sábado, 15 de janeiro de 2011

Primeira – Dama da República de Angola recebe o trofèu Raça Brasil


primeira-dama da República de Angola, Ana Paula dos Santos
PRIMEIRA-DAMA DA REPÚBLICA DE ANGOLA DESTACA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS AO RECEBER O TROFÉU RAÇA NEGRA 2010


* Antonio Lucio

A primeira-dama da República de Angola, Ana Paula dos Santos, presença marcante na oitava Edição do Troféu Raça Negra neste ano de 2010, durante o evento realizado na Sala São Paulo, na capital paulista, onde recebeu a Láurea concedida pela AFROBRAS, durante sua fala aos presentes ressaltou a situação de paz e de franco desenvolvimento da economia angolana, após a chegada da paz no ano de 2002, após 27 anos de guerra.
Entre outras considerações, destacou o papel da mulher angolana na vida do país, como chefe de família e participante ativa na luta para o crescimento da nação, que tem sido dura, mas tem valido a pena porque Angola está renascendo e uma das principais prioridades do governo do seu país, comandado por José Eduardo dos Santos é erradicar a pobreza.
O evento marcado também pela exibição de um vídeo dedicado ao trabalho desenvolvido pela Fundação Lwini em prol da mulher rural e o seu desenvolvimento, a saúde materno-infantil, a situação das crianças e dos deficientes de guerra. Diversas personalidades de vários segmentos sociais, comp artistas, políticos, empresários e figuras de destaque na sociedade civil, dentre as quais o Embaixador de Angola no Brasil, Leovegildo da Costa e Silva, e o Cônsul-Geral na cidade de São Paulo, Oliveira Encoge, o prefeito Gilberto Kassab, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o ministro da SEPPIR, Elói Ferreira, mais uma vez comandado pelo professor José Vicente, presidente da AFROBRÁS, que pela sua significativa importância já se tornou tradicional na vida social do país.
Ana Paula dos Santos declarou sua satisfação com o recebimento da Láurea, sentindo-se feliz e dedicou o mesmo também para o laborioso e batalhador povo da República de Angola, alem de ter cumprimentado a Faculdade Zumbi dos Palmares pelo grande trabalho que desenvolve em prol da formação de jovens, particularmente os da raça negra, que ainda enfrentam muitas dificuldades, tendo destacado que a melhor forma de acabar com o subdesenvolvimento e a ignorância é investir na formação do homem, particularmente do negro, para que seja visto de outra maneira.
“Infelizmente, apesar da riqueza dos países africanos o seu desenvolvimento é ínfimo por falta de conhecimento e formação de quadros qualificados. No caso de Angola, apesar de ser uma potência na produção de petróleo, o número de quadros nacionais para a sua produção e transformação ainda é irrisório”, referiu a propósito.
A oitava Edição do Troféu Raça Negra – Coração de Estudante, que contou com a participação de políticos, artistas e individualidades internacionais, homenageou o cantor e compositor Milton Nascimento, um dos maiores ídolos da música popular brasileira
Milton do Nascimento, que foi o grande homenageado do Troféu Raça Negra 2010 com a sua música Coração de Estudante, revelou o desejo de voltar a Angola com o propósito de fazer um show ao ar livre, porque gosto que todo mundo participe, mesmo os que não possam pagar, revelou.
Segundo o artista, esse interesse já foi manifestado quando esteve em Angola, a mais de cinco anos, onde fez um show musical.

Inf: Portal Áfricas.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS