domingo, 30 de janeiro de 2011

O melhor da culinária afro na Serra da Barriga


A solenidade do início dos trabalhos no Restaurante Kùuku-Wàana acontecerá neste sábado às 15h

Por: Mônica Lima (*)


Aliar cultura e geração de emprego e renda, essa é a proposta do restaurante Kùuku – Wàana (Banquete de Família), que será inaugurado neste sábado, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Serra da Barriga, em União dos Palmares. Quem for ao parque terá a oportunidade de degustar o melhor da culinária afro-brasileira, além de conhecer um pouco da história do maior quilombo que existiu no Brasil e do seu líder Zumbi dos Palmares.
Desde a inauguração do Parque Quilombo dos Palmares, em 2007 que a proposta de viabilização do restaurante estava na pauta, não apenas como um espaço para degustação dos pratos afros, como também ser um local para aprendizagem dos moradores do quilombo Muquém, como também de outras comunidades quilombolas de Alagoas e de outros municípios, gerando emprego e renda.
O restaurante ficará sob a responsabilidade da ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum, que a partir de agora estará ministrando curso de culinária, apresentando aos visitantes o melhor da comida afro-brasileira. Segundo ela, a iniciativa que já estava nos planos desde a idealização do projeto do Parque Quilombo dos Palmares, será uma oportunidade para o aprendizado dos que participarem dos cursos, como também possibilitará a geração de emprego. O espaço conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares e do governo do Estado.
Durante a solenidade de inauguração que acontece a partir das 15 horas, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, está prevista apresentação cultural, com os integrantes do Projeto Inaê, a primeira concentração da Rota da Liberdade, com integrantes dos clubes de motos de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, venda de artesanato da comunidade Muquém e do Guesb e degustação das iguarias afro.
O Parque Quilombo dos Palmares, fica a 92 km de Maceió, capital alagoana. São 5 km de subida até o topo da Serra da Barriga, que fica a 500m do nível do mar. O memorial possui 11 mil metros quadrados e ocupa uma área de 28 hectares. E, se encontra sob a zeladoria do Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, que possui um escritório em União dos Palmares.




(*) Integrante da COJIRA-AL e Assessora de Comunicação do GUESB

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS