sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ao mestre com carinho

A Prefeitura de Araraquara homenageia o escultor mestre Jorge, falecido em 24 de novembro de 2010, com a nomeação do Centro de Referência Afro. Assim, o espaço passa a ser oficialmente denominado Centro de Referência Afro Jorge Brandão Coutinho “Mestre Jorge”.  A nomeação do Centro Afro deverá ser realizada oficialmente em fevereiro, em data a ser programada.

Mestre Jorge, um expoente da cultura de Araraquara, faleceu aos 78 anos. Nascido em Araraquara em 1932, Jorge Brandão Coutinho trabalhou na Companhia Paulista e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), simultaneamente às atividades culturais. Em 1990 aposentou-se e passou a se dedicar completamente à arte. O artista autodidata produziu mais de 400 obras.
Mestre Jorge começou a esculpir em madeira com 10 anos. Aos 29 anos, fez sua primeira grande obra, uma representação de Nossa Senhora. Suas obras revelam esculturas de festas juninas, rodas de capoeira, pretos velhos, coretos, bombeiros, bailes populares, lavadeiras, crianças brincando na rua, indígenas, trabalhadores do MST.
Vale destacar que Mestre Jorge foi homenageado pelo Circuito Cultural Banco do Brasil, em 2007. No dia 03 de dezembro do ano passado, a Prefeitura de Araraquara também homenageou o artista com a exposição fotográfica em homenagem ao escultor Mestre Jorge, que reuniu 25 fotos do fotógrafo Ricardo Fernandes Francisco, feitas entre 2005 e 2009.
O prefeito Marcelo Barbieri  comentou que “Araraquara teve a honra de homenagear Mestre Jorge em algumas outras oportunidades, como no Território da Arte de Araraquara, ou nas diversas exposições realizadas na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, na Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, e no Teatro Municipal”, finalizou.

Fonte: SIM! / JC Ernesto

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS