quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

AFRIKA / Banco Espírito Santo Angola promove exposição de fotógrafos africanos em Paris

      Luanda - O Banco Espírito Santo Angola (BESA) e a World Press Photo (WPPh) promovem, entre sete e 18 de Fevereiro, uma exposição de fotógrafos africanos na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris (França).
 O banco angolano foi convidado pelo Instituto do Planeta Terra da UNESCO, instituição com a qual tem desenvolvido várias acções para promoção do conhecimento na área da sustentabilidade, na qualidade de "Banco Oficial do Planeta Terra Unesco".
 A exposição apresenta os trabalhos de fotógrafos oriundos de cinco países africanos ? Angola, Gana, Zimbabwe, Quénia e Tanzânia - que, a convite do BESA e da WPPh, percorreram províncias de Angola para retratar temáticas relacionadas com o
desenvolvimento sustentável, nomeadamente "Águas Profundas", "Terra e Saúde", "Recursos Energéticos", "Solos" e "Megacities".
 Esta iniciativa, integrada na estratégia de sustentabilidade do BESA, pretende dar a conhecer ao mundo os artistas e o legado cultural africano e, simultaneamente, sensibilizar para a importância da preservação do planeta e dos recursos naturais.
 A directora de Marketing do BESA, Leonor Sá Machado, que avançou a informação hoje à Angop, considerou ser uma honra apresentar a exposição de fotografia na UNESCO, em Paris, uma das capitais culturais e artísticas do mundo.
 "Esta é mais uma grande oportunidade para divulgar a cultura e arte africana, uma missão que o BESA tem vindo a empreender no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade. Depois de Lisboa, Angola e Nova Iorque (sede das Nações Unidas), voltamos a unir-nos ao Instituto do Planeta Terra para dar a conhecer a visão dos artistas africanos sobre os desafios do continente e alertar para a necessidade urgente de preservarmos os nossos recursos e o planeta", disse.
 A exposição BESA/WPPh "Salvar e Preservar o Planeta" foi pela primeira vez apresentada em Portugal, em 2009, aquando da entrega oficial da distinção de "Banco do Planeta", pela UNESCO, na Cimeira Internacional do Planeta Terra de Lisboa. De seguida, a exposição rumou a Angola, onde percorreu várias províncias angolanas, entre as quais Luanda, Huambo e Lubango.
 Em 2010, a sede das Nações Unidas acolheu a exposição durante a 18ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, onde o BESA foi convidado a apresentar o seu projecto pioneiro de contributo para a promoção do
desenvolvimento sustentável em Angola.
Fonte : Agência AngolaPress

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS