quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

HISTORIA GERAL DA AFRIKA


Coleção sobre História Geral da África reforça a implementação da Lei 10.639


Professores das escolas pública e privada de todo o país podem contar agora com um amplo material de pesquisa para implementação da lei 10.639, que desde 2003, tornou obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares

 Uma edição em português da Coleção História Geral da África, composta por oito volumes de 10 mil páginas foi lançada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O lançamento das obras, foi no último dia 9 de dezembro, no campus da Universidade de Brasília (UnB), durante a abertura do Seminário Nacional da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação das Relações Étnico-Raciais.

A cerimônia contou com as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad; ministro da Cultura, Juca Ferreira; o ministro interino da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, João Carlos Nogueira; o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, o Adido Cultural da Embaixada da República de Angola no Brasil, Carlos Lamartine; o vice-reitor da Universidade Federal de São Carlos, Pedro Manoel Galetti Junior e a professora titular de ensino-aprendizagem- relações étnico-raciais da UFSCar, Petronilia Beatriz Gonçalves e Silva, também relatora da Lei 10.639.
Na ocasião, o representante da Unesco no Brasil disse que ao ter realizado este trabalho com o MEC, a Unesco cumpre sua missão que é a de promover uma cultura de paz para favorecer o entendimento mútuo dos povos.

A produção da coleção em língua portuguesa foi feita pelo professor Valter Silvério, que acredita que a publicação vá trazer uma nova visão sobre a África e a contribuição do povo africano, no desenvolvimento do Brasil. Pois, o conhecimento que se tem sobre o continente é a partir de uma visão unicamente européia. O professor Valter Silvério também será o responsável pela elaboração da coleção “História Geral da África”, com foco pedagógico para sala de aula, que deverá ser distribuída no início do segundo semestre de 2011.

Fonte: SEPPIR / PR

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS